Um grupo composto por 5 elementos detidos a caminho da sua proveniência Chòckwé


 um grupo de cidadãos moçambicanos, oriundos do distrito de Chókwè, província de Gaza, foi detido pelas autoridades sul-africanas neste sábado. Os indivíduos são suspeitos de integrar uma rede dedicada ao roubo e tráfico de viaturas de luxo na África do Sul, com destino a Moçambique.

Segundo informações preliminares, os detidos foram interceptados durante uma operação policial conjunta quando tentavam atravessar a fronteira com pelo menos três veículos de alto valor comercial. As viaturas, que haviam sido reportadas como furtadas em diferentes bairros de Joanesburgo e Pretória, estavam sendo conduzidas em direção à fronteira de Lebombo, com destino final presumido em território moçambicano.

As autoridades sul-africanas reforçaram que este tipo de crime transfronteiriço tem sido uma preocupação constante, dado o aumento de casos envolvendo cidadãos estrangeiros. Os suspeitos encontram-se sob custódia, aguardando os trâmites legais e possíveis processos de extradição ou cooperação judicial com Moçambique.

O governo moçambicano ainda não se pronunciou oficialmente sobre o caso, mas fontes próximas ao Ministério do Interior indicam que estão a ser feitos contactos com as autoridades sul-africanas para apurar a identidade completa dos detidos e o grau de envolvimento em redes criminosas organizadas.

Este caso soma-se a uma série de ocorrências semelhantes nos últimos meses, levantando preocupações quanto ao fortalecimento de medidas de controlo e vigilância nas fronteiras entre os dois países. 

Sem comentários

Deixe seu comentário

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Trágico acidente de viação em massinga:perseguição resultou em mortes

Do Amor ao Crime: Professor Paga Universidade da Esposa, é Abandonado e Acaba Envolvido em Tragédia

Jovem de 19 anos tira sua própria vida